quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Se estivesse sem celular? Apavorada!"



Foi o que respondeu uma mulher ao perguntarem como ela reagiria se tivesse que se desconectar por 24h.

Nossa geração é marcada por uma porção de coisas, como: cinema em 3D, happy rock e Plano Infinity (antigamente a moda era o chip da "Oi" com 31 anos de ligações gratuitas aos fins de semana *-* Alguém ainda tem um desses por aí? .-.). Somos o tempo todo bombardeados por milhares e milhares de informações... Ah, quer saber? Tô cansada desse discurso repetido de "mundo globalizado" ¬¬º.

Vamos falar de algo relacionado à isso, mas que talvez nem todos conheçam. *-* Te sentes dependente da tecnologia? Sente-se nu(a) quando não tem o celular ao alcance? Surta quando a internet não funciona? Hmmm, então é melhor ter cuidado e ler este post com bastante atenção, pois podes estar sendo vítima de uma nova síndrome - a nomofobia.



Ela ainda vive meio às sombras, tanto é que se digitares "nomofobia" no Google, vão mostrar "Você quis dizer: homofobia". ¬¬º

A palavra "nomofobia" vem do inglês, da abreviação "no mo" - "no mobile" ("sem celular"). Então, ligando os pontos, o termo designa a fobia de ficar sem o celular. Simples, não?

Não, não é simples. A nomofobia tem um raio de ação muito mais abrangente do que imaginamos. Apesar de o nome parecer específico para celulares, um nomofóbico não pira só se a bateria do seu "telemóvel" acabar (apesar de isso já ser motivo pra colapso @.@). Notebook, pager, televisão, computador... Todo e qualquer aparelho que o mantenha conectado ao mundo entra no jogo.

Muitas pessoas são nomofóbicas sem nem mesmo saber. Os sintomas são bastante variados, podendo em certos momentos serem confundidos com os de um transtorno da ansiendade. Há sintomas biológicos e comportamentais, já que se trata de um mal psicológico.

1 - Biológicos.

O nomofóbico, quando se encontra em uma situação de isolamento informacional, sem ter como se comunicar, entra em um estado preocupante. Pode parecer sacanagem, mas ele começa a suar frio, tem taquicardia, falta de ar, dor de cabeça e, principalmente, sente uma grande ansiedade.

2 - Comportamentais.

Esses são bem mais fáceis de serem identificados. Nomofóbicos param tudo quando o celular toca. Param tudo mesmo, inclusive os momentos de lazer, se é que me entendem...



Levam o celular para todo lado, inclusive ao banheiro. :S

Sabe que isso me lembrou uma história? Me contaram uma vez de um cara que tava tendo uma conversa super importante com seu chefe pelo celular. Eles trocaram ideias e tal e, quando já iam desligar, o chefe escutou o som da descarga ao fundo. No dia seguinte, o tal Fulano foi demitido por justa causa. xD

Enfim... Te importarias em fazer um teste?

1 - Abandonas tudo o que estás fazendo pra atender o celular?

2 - Nunca deixas o aparelho desligado, sem bateria ou sem crédito (se for pré-pago)?

3 - Estás sempre tirando o celular do bolso ou da bolsa pra ficar com ele nas mãos?

4 - Já interrompeste um momento íntimo pra atender o celular?

5 - Se esqueceres o celular em casa, voltas de onde quer que estiveres pra pegá-lo?

6 - Entras em pânico quando perdes ou pensas que perdeste o aparelho?

Se respondeste "sim" a pelo menos quatro perguntas, parabéns, és mais um nomofóbico psicótico no mundo! \o\