sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

~le wild banalização da informação

Luíza, estupro no BBB, supergrávida de 4 meninas, megaupload saindo do ar, enfim... Sim, tivemos uma semana cheia. Não esperem que eu vá fazer um discurso moralista, criticando à torto e à direito aqueles que se divertiram de alguma forma com essas notícias. Não esperem que eu vá falar "Com tanta gente passando fome..." ou "Com tantos absurdos acontecendo no país...". Já tem muita gente fazendo esses discursos por aí, vocês precisam de mais um?

Não foi pra isso que vim aqui. Não, sério gente! Vocês já pararam pra pensar um pouco em como estamos? O nível de futilidade em nossas mentes atingiu níveis catastróficos. Todas essas notícias chegaram aos nossos ouvidos por meio de quais veículos?
TEMPO! \o/

10...
9...
8...
7...
6...

Grande parte das pessoas que estão lendo este texto souberam pelo facebook, twitter, e afins. E grande parte delas é bem imediatista também, não aguentaria esperar até os 10s acabarem. Outra parcela já rolou essa página até o fim do post e disse "Credo, é muito grande, não vou ler" UHEUEHUE

O facebook foi tão bem aceito pela sociedade que ele não é mais apenas uma rede social. Ele se tornou UMA PEÇA da sociedade. Pensem bem. Já vi amizades se fortaleceram, porque pessoas voltam a ter contato. Já vi relacionamentos ficarem balançados por causa de uma imagem mal-compartilhada ou por um comentário inoportuno. Já vi brigas homéricas em comentários de fotos polêmicas. E no dia seguinte, é claro, essas coisas viram assunto:

" - Viste o que o fulano postou no 'face'?
- Vi, nada a ver! XD"

" - Cara, já viste aquela imagem assim-assim-assada que andam compartilhando no 'face'? Vai lá é comenta!"

" - Viste que a fulana tá solteira agora?! :O
- COMO ASSIM, SÉRIO???? Quem te falou?!
- Vi no 'face' dela, ela mudou o status de relacionamento."

Pra isso, todos têm tempo, mas percebo que alguns não têm tempo pra ler jornal, por exemplo. Ficar desatualizado? JAMAIS! Precisam estar por dentro do que está acontecendo, senão ficam brisando no dia seguinte porque, é óbvio, todos vão estar comentando. O que está no "face", claro.

Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/)?! Só se for pra ver as notícias do BBB, e depois criar alguma imagem pra bombar aonde? No facebook! Folha de São Paulo (http://www.folha.uol.com.br/)?! Pra quê, gente? Pra quê? Pra quê ler ou assistir jornal se todas as notícias das quais precisamos estão em um só lugar? E o melhor, mastigadas. E melhor ainda: associadas à imagens pra compartilhar, pra ajudar na compreensão e difusão. Claro, porque acho que sofremos um retrocesso mental tão absurdo, que notícias não-mastigadas nem merecem tanta atenção. Acostumamos nosso cérebro a ser prático, imediatista. Só de olhar aquele jornal, com todas aquelas letras...

Agora venho eu, humildemente, pedir-lhes não na condição de alguém que está criticando a sociedade, mas na condição de amiga, até porque, como diz uma famosa imagem muito compartilhada no "face":



Tomem cuidado, meus caros. Tomem muito cuidado. Facebook é bom? É, é muito bom! Eu mesma não consigo passar sequer um dia sem acessar. Só não se esqueçam dos outros meios que dispomos para a informação. Não deixem que imagens com poucas palavras construam suas opiniões e controlem o modo como vocês pensam. O facebook é uma distração, apenas. Ou, pelo menos, é o que deveria ser.